
Fraturas
em face
A fratura na face é uma lesão que ocorre quando um ou mais ossos do rosto se quebram. Isso pode acontecer devido a traumas, como quedas, acidentes de carro ou agressões. As áreas mais comuns afetadas incluem o nariz, as maçãs do rosto e a mandíbula.
Os sintomas de uma fratura na face podem incluir dor intensa, inchaço, hematomas, dificuldade para abrir a boca e deformidades visíveis. O tratamento geralmente envolve consultas médicas, exames de imagem, como radiografias, e, em alguns casos, cirurgia para realinhar os ossos.
É importante buscar um cirurgião Bucomaxilofacial imediatamente se houver suspeita de fratura na face, pois o tratamento e a Cirurgia podem evitar complicações e ajudar na recuperação completa.
As fraturas da face enquadram-se em uma das seguintes categorias (classificação de LeFort):
I. A fratura estende-se através da mandíbula (maxilar) superior.
II. A fratura estende-se da parte inferior de uma das bochechas, até e ao longo da ponte nasal e, depois, até à parte inferior da outra bochecha.
III. A fratura estende-se ao longo da ponte nasal e dos ossos à volta dos olhos

A mais comum é a fratura de mandíbula, a qual geralmente causa dor e inchaço na região e frequentemente dificuldade em abrir a boca.
As fraturas do maxilar frequentemente causam inchaço e deformação da face. O inchaço raramente se torna suficientemente grave para bloquear a via respiratória e interferir com a respiração
As fraturas do assoalho da órbita ocular podem causar visão dupla, afundamento do globo ocular e dormência devido a lesões dos nervos.
As fraturas no arco zigomático podem causar uma alteração do modo como os dentes se encaixam entre si, dificuldade em abrir a boca.
O Diagnóstico de fraturas do maxilar e da parte média da face é realizada através de radiografias ou tomografia computadorizada,
Se diagnosticado a fratura o Cirurgião Bucomaxilofacial pode acoplar placas metálicas ao osso em cada lado da fratura com parafusos cirúrgicos, ou podem ligar o maxilar superior e o maxilar inferior da pessoa durante várias semanas. Se o maxilar ficar fechado pelas ligações, o paciente pode alimentar-se somente com líquidos.
Quer saber mais, ou está procurando um Cirurgião bucomaxilofacial entre en contato. Temos uma equipe multidisciplinar para realizar diagnóstico, planejamento e cirurgia nos principais hospitais de Curitiba.


Sobre mim
-
Graduada em Odontologia pela Universidade Positivo (UP),
-
Realizou Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pelo Hospital Erasto Gaertner e Hospital e Maternidade São José dos Pinhais no período de 3 anos, com ênfase em Cancerologia.
-
Mestre em Odontologia Clínica com ênfase em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial (UP).
-
Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bcuomaxilofacial.
-
Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Implantodontia e Periodontia.
-
Atuou voluntariamente no CAIF-AFISSUR (Centro de Atendimento Integral ao Paciente Fissurado Lábio Palatal) em conjunto com a equipe de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial durante sete anos.
-
Realizou curso de cirurgias avançadas em Miami-EUA,
-
Socorrista Resgatista e PHTLS (PreHospital Trauma Life Support).
-
Professora de graduação e pós-graduação.
-
Possui artigos e palestras nacionais e internacionais.
-
Habilitada em sedação consciente com óxido nitroso pela Associação Brasileira de Analgesia Inalatória e Sedação Consciente (ABASCO).
Estrutura
Fale com a Dra. Tuanny Lima:

Av. Winston Churchill, 1824 - Pinheirinho, Curitiba - PR, 81130-000
Telefone e WhatsApp: (41) 99197-4497
Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.